O perigo não mora apenas em áreas desmatadas. A dengue, doença infecciosa febril, causada por um vírus, é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que parecia ter sido erradicado do Brasil e de outros países da América Latina. A urbanização acelerada e a lentidão do governo em reestabelecer medidas de vigilância epidemiológica acabaram facilitando a volta desses transmissores. Isso foi possível porque eles encontraram condições ideais para se reproduzir em pneus e ferros-velhos, mas também em depósitos de lixo e em locais de água limpa e parada, como vasos de plantas e cisternas, comuns nas grandes cidades.
Com maior quantidade de mosquitos transmissores e de criadouros onde eles podem colocar os ovos, cresceu o número de pessoas expostas à infecção. Atualmente, a dengue é a doença transmissível mais preocupante no Sudeste, tendo sido registrados quase 250 mil casos no Rio de Janeiro. Com 174 mortes durante o ano de 2008 e a ameaça de números igualmente alarmantes para 2009. Preocupa também o fato de que o vírus da dengue se divide em quatro tipos diferentes, que podem causar tanto a manifestação clássica da doença quanto a hemorrágica, muito mais grave. Após a introdução do tipo 2 na região do Rio de Janeiro em 1991, foi o observado que os sintomas dos doentes se agravaram e, em 2001, com a epidemia do vírus tipo 3, a doença ficou mais séria ainda. Sete anos depois, com o retorno do tipo 2, surgiram os casos letais para quem já tinha sido infectado anteriormente.
Na realidade, o surgimento da dengue é resultado da expansão do homem para áreas de floresta há muitos séculos, provavelmente na África. “No meio silvestre, o vírus era mantido sob controle, sedo transmitido de forma inofensiva por insetos para macacos que não desenvolvem a doença”, explica Anthony Érico Guimarães, pesquisador da Fiocruz. Esses insetos acompanharam o homem em suas migrações e, provavelmente, chegaram ao Brasil com os navios negreiros há mais de 100 anos. Também por navios, foram levados para o Sudeste Asiático, Sul do Pacífico, Ilhas do Caribe e outros países da América Latina.
ADEODATO, SÉRGIO. REVISTA HORIZONTE GEOGRÁFICO, SÃO PAULO: ED. HORIZONTE, N. 121, 2009.
1) Marque a alternativa que mostra a função do texto acima:
A) um artigo de opinião.
B) uma propaganda.
C) uma fábula
D) um conto.
2) Qual o título do texto?
3) Qual o principal tema abordado?
4) De onde foi retirado este texto?
5) Quem é o autor do texto?
6) De acordo com o texto o que é dengue?
7) Como é transmitida a dengue?
8) Quais são os locais ideais para o mosquito Aedes Aegypti encontra as condições ideais para se reproduzir?
9) O texto nos diz que “o mosquito Aedes Aegypti parecia ter sido erradicado no Brasil e de outros países da América Latina”, mas algumas condições facilitaram a volta dos mosquitos. Quais foram esses fatores?
10) Que medidas preventivas devemos tomar para evitar a proliferação da dengue?
11) De acordo com o texto existem quantos tipos de vírus da dengue?
12) Qual é o nome do mosquito que transmite a dengue?
Nenhum comentário:
Postar um comentário