02 fevereiro 2010

Conceitos Errados que Usamos no Dia-a-Dia

Quase todos os desenhos de pingos de chuva os descrevem como tendo a região superior afilada, pontiaguda. Isto não é correto. Gotas pequenas que caem são quase esféricas. As maiores, devido á resistência imposta pelo ar, em suas quedas, apresentam-se ligeiramente achatadas na base, mas nunca com a região superior pontiaguda!
Pense nisso deste modo: bolhas de sabão não apresentam a região inferior afiladas quando sobem, da mesma maneira que gotas de água não apresentam a região superior afilada quando descem. É realmente interessante que todos os desenhos relativos a gotas de água as mostrem com a extremidade superior afilada; mesmo os folhetos "da gota que salva" mostra isso. A gota de água real não é nada parecida com sua representação! Quando a água goteja de uma torneira, a gota só apresenta a região superior afilada no momento que se desprende (devido à coesão molecular); soltando-se da torneira, a gota, em queda livre, torna-se esférica devido á tensão superficial.
Aliás, é assim que eram feitas as balas redondas de chumbo dos mosquetes antigos. Uma tina no alto de uma torre gotejava chumbo derretido, o qual, após a queda, era recolhido numa tina com água. Redondinhos!

Nenhum comentário: