28 janeiro 2010

Desafios de Lógica



01) Considere uma árvore com g galhos e um bando de p pássaros. Caso pousem 2 pássaros em cada galho, sobrará um galho vazio; caso pouse apenas um pássaro em cada galho, sobrará um pássaro sem ter galho para pousar. Quantos são os galhos (g) e pássaros (p)?

02) Eu tenho o dobro da idade que tu tinhas quando eu tinha a idade que tu tens. Quando tu tiveres a idade que eu tenho, a soma das nossas idades valerá 63. Que idades temos hoje?

ESSA É PESADA:
03) Problema que constitui o epitáfio do geômetra grego Diofante:
             “Deus concedeu-lhe passar a sexta parte de sua vida na juventude; um duodécimo, na adolescência; um sétimo, em seguida, foi escoado num casamento estéril. Decorreram mais cinco anos, depois do que lhe nasceu um filho. Mas este filho – desgraçado e, no entanto, bem amado! – apenas tinha atingido a metade da idade que viveu o pai, morreu. Quatro anos ainda, mitigando a própria dor com o estudo da ciência dos números, passou-os Diofante, antes de chegar ao termo de sua existência”.
Pergunta-se: com quantos anos morreu Diofante?


GABARITO EU MANDO PRA QUEM PEDIR POR COMENTÁRIO OU MANDE QUEM TIVER CORAGEM!

Um comentário:

Anônimo disse...

olá professor, fiquei intrigado com o problema dos passaros, poderia mandar como é feito?